sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Entrevista com Ciro M. Costa sobre sua nova saga 'MENINA DAS ÁRVORES'

Realizado pela revista Éphoda

Diretamente da varanda de sua casa e com muita pressa (devido à sua agenda lotada), o autor Ciro M. Costa nos concedeu essa entrevista sobre sua nova saga que estréia neste blog na semana que vem: “Menina das Árvores”.

ÉPHODA: Boa tarde, Ciro. Obrigado por reservar um pouco de seu tempo para nossa revista.
CIRO: Não há de quê. Adoro a revista ‘Olhe’ e a leio todos os meses.

ÉPHODA: O nome da revista é 'Éphoda' e ela é semanal...
CIRO: Certo...

ÉPHODA: Bem, Ciro, está chegando aí o final do ano e lá vem você com mais uma de suas sagas. O que deu em você? Não tem medo de que as festas de final de ano atrapalhem o ibope?
CIRO: Na verdade, nem eu sei o que deu em mim (risos). É engraçado vocês me perguntarem isso, pois outra revista me perguntou, na época em que escrevi “O Diabo está lá Fora”, se era viável postar aquilo durante a Copa do Mundo. Mas tenho resposta pra tudo: é nessa época de final de ano em que boa parte das pessoas resolve descansar e tirar férias. Durante todo o ano, quando pergunto às pessoas se estão acompanhando os blogs Boneco Verde ou Estourou, sempre escuto as mesmas respostas: “Ôô, rapaz! Não estou tendo tempo!”, “Muito serviço!”, “Muita correria!” “Xiii, que jeito!?”... ou seja, ninguém nunca tem uns minutinhos sobrando para ler uma boa história. Pois agora, quero pegar essas pessoas que vão descansar no final do ano. Aquelas que vão ficar horas de frente o computador, sem ter nada pra fazer... quero que agora leiam uma boa história com muita calma.

ÉPHODA: Você não acha muita pretensão dizer “boa história”?
CIRO: Se eu dissesse que é ruim, você leria?

ÉPHODA: Mas você mesmo disse em um anúncio que ninguém gostaria dessa saga.
CIRO: Se eu dissesse que todo mundo leria, ia fazer diferença? Quando o SBT anuncia uma nova novela e fala que “todo mundo vai gostar”, você acredita??

ÉPHODA: Entendemos (ou não). Parece que essa história é diferente de todas as outras que já escreveu. Digo, você está sempre escrevendo algo sobre ficção ou ligado ao humor. “Menina das Árvores” parece ser uma espécie de drama.
CIRO: É verdade. Resolvi me arriscar em outra área. Muitos vão dizer que minha fonte na ficção e no humor já secou, por isso estou me arriscando outra “área”. Só que já escrevi textos dramáticos antes, então creio que não será nenhuma novidade.

ÉPHODA: E essa saga já está pronta? Terá quantas partes? Acha que vai conseguir postar tudo, ao contrário da saga de seu personagem Matso Hatso? (aqui nossa equipe resolveu ‘cutucar’ um pouco o autor, já que escreve tal saga há mais de 2 anos e nunca terminou)
CIRO: Vocês são ‘phodas’ mesmo (risos). O que acontece é que a saga de Matso Hatso é mais ‘descompromissada’. Sempre que posto um texto deste personagem, penso nos que já o acompanham todo esse tempo. Quem não o conhece, pode pesquisar no blog, e assim conhecer os textos dos outros autores. Mas acreditem, ano que vem ela chegará ao fim. Quanto à “Menina das Árvores”, está 90% pronta, e creio que será dividida em 9 partes.

ÉPHODA: 9 partes??? Não é muita coisa?
CIRO: Sim. É muita coisa.

ÉPHODA: Recentemente, vazou pela internet um pedaço do primeiro capítulo de sua saga. Acha que hoje em dia já não dá mais para fazer surpresas ou lançar histórias pela internet, visto esse risco?(*)
CIRO: Olha, fiquei mesmo sabendo disso e visitei alguns dos sites que publicaram esse pedaço da história. Trata-se de uma imagem mal feita, tirada por câmera de celular. Alguém aproveitou enquanto eu comia um Doritos e tirou essa foto da tela de meu computador. Devo dizer que esse tipo de coisa não me atrapalha nenhum pouco. Pelo contrário, ajudou ainda mais a divulgar meu trabalho e faz com que as pessoas tenham curiosidade de ler a história na íntegra e com boa imagem. Agora, seria necessário uma maior fiscalização. Tanto é que já acionei meus advogados para entrar na justiça contra esses sites e blogs.

ÉPHODA: Para encerrar, Ciro, gostaríamos de saber se você acha que essa nova saga fará tanto sucesso quanto “Tem um Exército no Meu Quintal”, “O Diabo está Lá Fora” e “O Guerreiro Sem Lágrimas”.
CIRO: Ué, não sei. Essas sagas aí fizeram sucesso??

(*) se ficou curioso(a) para ver a foto do capítulo ‘vazado’, visite o http://reibravo.blogspot.com/



Fiquem agora com um trailer de ‘MENINA DAS ÁRVORES’...


Um rapaz como qualquer outro...

“- Meu nome é Joshua. Nenhum de vocês me conhece.”

Enfrentando seus problemas familiares...

“- Ouvi falar que você anda fazendo corpo mole por aqui. Não quero saber disso.
- Quem falou isso?
- Não importa.
- Escute aqui, pai!”

... ao mesmo tempo em que enfrenta seus inimigos...

“Alberto parecia um cão mandado quando estava com ela. E, acreditem, Lucíola não gostava de mim...”

E uma menina misteriosamente linda...

"- Oi. Meu nome é Alice."

Uma história inesquecível que você contará para seus filhos...

“Eu quem vai levar chumbo grosso por aqui?
- Entenda como quiser.”

“- Pega aí o saco, moleque! Tá muito mole! Pra trabalhar aqui não pode ser molenga não!
- Pro inferno!”

“- Pra falar a verdade, me sinto bem de estar aqui em cima com você.
- Ah, obrigada! Você está sendo muito gentil...”

Dia de 12 de novembro, nos blogs ‘Boneco Verde’ e ‘Estourou’, começa a nova saga de Ciro M. Costa...

“Incrível como em tão pouco tempo me apaixonei por aquele ser tão belo... aquela...”


MENINA DAS ÁRVORES

Nenhum comentário: