quinta-feira, 10 de junho de 2010

Entrevista com Ciro M. Costa sobre 'O DIABO ESTÁ LÁ FORA'

Realizado pela Revista ‘ISTO É TERRÍFICO!’

Acompanhe agora entrevista feita ao autor pela revista Isto é Terrífico!, (diretamente da varanda do Rancho Santo Antônio), sobre o conto “O Diabo Está Lá Fora”. Qualquer semelhança com fatos ou pessoas reais é uma coincidência dos diabos!

ISTO É TERRÍFICO: Boa tarde, Ciro. Primeiro você escreveu “Triste no Céu, Feliz no Inferno”, “José Rafaskos e a Hiena Squilkor vão para o Inferno”, “Roça dos Diabos”, “Entrevista com o Diabo (da TV C?RO)”... e agora você nos presenteia com “O diabo está lá fora”. Levando em conta tantos textos sobre o assunto, é inevitável perguntar: Você acredita mesmo no diabo?
CIRO M. COSTA: Boa tarde a todos vocês. E respondendo à sua pergunta, sim, eu acredito nele. Aliás, tenho até um trato com o diabo.

ISTO É TERRÍFICO: Mesmo? Que tipo de trato?
CIRO: Ué, ‘tratei’ com ele de vir aqui hoje, mas até agora nada.

IET: ?!?!?!!?!
CIRO: (risos) Só uma brincadeira pra começar, pessoal. Na verdade, não acredito em nada disso. Diabo, inferno, tridentes, danação eterna... acho tudo uma grande besteira e que foi mal interpretada através dos séculos. Aliás, se eu acreditasse, nem brincaria com esses assuntos!

IET: Então pode-se dizer que seus textos sobre esses assuntos são duras críticas a outras religiões?
CIRO: Absolutamente não! O que faço aqui não é nenhuma crítica, e sim aproveitando velhos contos do folclore popular. Pois isso é o que esses assuntos são pra mim: apenas folclore. Acha mesmo que Deus permitiria que um diabo existisse e que os maus fossem condenados no inferno para sempre, sem uma segunda chance? Que tipo de Deus teríamos então??

IET: Assim como “Tem Exército no Meu Quintal”, esse conto também foi anunciado sem estar ao menos terminado?
CIRO: Heheheh! Não, dessa vez é diferente. “O Diabo Está Lá Fora” já está pronto há pelo menos cinco anos. Escrevi durante o tempo em que terminava meu último ano de faculdade.

IET: E por que resolveu mostrá-lo ao mundo só agora?
CIRO: Bom, primeiro, porque LOST já terminou, e assim posso conseguir maior audiência (risos) Segundo, porque esse é um texto maior do que os de costume, e é difícil uma pessoa parar de frente o computador para ler essas coisas. A maioria das pessoas entra em um blog e sai procurando os textos menores para ler. Quando se depara com um mais comprido, das duas uma: ou fica com preguiça de ler e desiste no meio, ou simplesmente não lê e faz um comentário assim mesmo para não passar em branco.

IET: E o que você fez? Diminuiu o texto?
CIRO: Nada disso. Eu vou simplesmente postá-lo em 5 capítulos, um a cada sexta-feira da semana no mês desse ano.

IET: E como você acha que será recebido pelo público?
CIRO: Bom, eu sempre espero o pior! Acho que ninguém vai ler essa porcaria, ou os que começarem a ler vão parar no meio do caminho. O texto é em parte, polêmico, muitos não vão gostar.

IET: Você acha viável postar uma saga nessa época de Copa do Mundo? Acha que ainda vai atrair o público?
CIRO: Sabe, entrevistador, eu tenho uma teoria. Já perceberam como nessa época a mídia só se preocupa com quem gosta de futebol? Nunca pararam pra pensar que existem muitas pessoas (como eu) que não ligam pra essa baboseira toda e, durante essa época, procuram outras coisas para ler ou para assistir que não estejam ligadas no assunto? Por que somos tão esquecidos? Acho que muitas redes de televisão estão perdendo audiência por não pensar nisso, e muitos jornais e blogs estão perdendo leitores. Portanto, saibam que “O Diabo está lá Fora” é dedicado a essas pessoas, que fogem da Copa durante essa época. E também para aqueles que gostam de futebol e têm um tempo sobrando para apreciar coisas menos “populachas”.

IET: Para enc... EI!!! O QUE FOI AQUILO???
CIRO: Hein? Aquilo o quê??

IET: Você não... bom, melhor deixar pra lá. Para encerrar, o que gostaria de dizer aos seus leitores?
CIRO: Foi bom você me perguntar isso, pois várias pessoas têm se impressionado com algo que ainda nem começou. Tenho ouvido comentários como; “Diabo? Você ficou louco?”, “Filhão, virou ateu?”, “Está mexendo com essas coisas agora?”... quero dizer a essas pessoas que fiquem despreocupadas. Não estou mexendo com ocultismo e muito menos virei ateu. Não estou brincando com coisa séria. Aliás, estou brincando com coisa que nem existe. É tudo uma grande piada, pessoal! Não precisam ter medo dessas coisas. Se fosse, o que seria do Iron Maiden quando lançaram o álbum “The Number of the Beast”? Elvis Presley quando cantou “You´re the Devil in Disguise”? E como fica Adam Sandler quando fez "Little Nick, um diabo diferente"? E quanto à Carlos Emanuel, quando sumiu a Montanha de Cata-Passos e gritou ‘Eu sou o Diabo Argentino’”?? Sugiro que tenhamos medo de coisas mais concretas. Um grande abraço a todos, e aguardo vocês na semana que vem para começar a acompanhar essa saga que está dando o que falar (no céu e no inferno).

Durante a entrevista, uma estranha figura foi vista do lado de fora. Ilusão? Ou simplesmente coincidência?

Fiquem agora com um trailer de ‘O DIABO ESTÁ LÁ FORA’...


A história de Jonathan e Thabyta...

- Meu Deus! Está com a língua afiada hoje, hein? (Jonathan)
- Desculpe! Estou apenas brincando. (Thabyta)

Uma estranha voz...

Ei! Ei! Está com medo Jonathan? Hein? Está com medo? (Estranha voz)

Eles resolveram mexer com algo que não conheciam...

- O que foi, Jonathan? Parece amedrontado! (Thabyta)
- V-você n-não v-viu a-aquilo...? (Jonathan)

E agora não sabem o que fazer...

- P-pois mais parece um pesadelo! (Jonathan)
- Jonathan, eu estou com medo! (Thabyta)

- Você viu aquilo, Jonathan? (Thabyta)
- Sim, eu vi! A criatura quer nos assustar! (Jonathan)

Hahahahahahahahaha!!! Esse capeta é mesmo muito engraçado, não é Jonathan? (estranha voz)

Não perca, dia 18 de junho...

- Nós dois sabemos que tem alguma coisa do lado de fora. Certo? (Jonathan)
- Certo...(Thabyta)
- Vamos pensar com a razão. Aquilo não pode ser um monstro. Monstros não existem! Certo?
- E-eu não sei...

Lançamento nacional blog do BONECO VERDE e ESTOUROU...

- Algo deu errado e agora o capeta está lá fora, certamente esperando por nós! (Jonathan)

O DIABO ESTÁ LÁ FORA...

Hahahahahahah!! É ele, Jonathan!! O chifrudão! Hahahahahahah!!!


Presented by REI BRAVO PRODUÇÕES.

8 comentários:

Pietro disse...

Mal posso esperar, só o trailler já é ótimo!

Cuidado !!!! disse...

A palavra inferno vem do latim inferii e significa lugar inferior. A idéia de inferno como um lugar de fogo para onde vão almas incorpóreas condenadas não se encontra nas Escrituras, apesar de aplicações que se fazem de textos simbólicos e parábolas.

Também a palavra inferno não faz parte do texto original da Bíblia como acontece com as palavras evangelho, batismo e outras que estão na Palavra de Deus.

A palavra inferno foi colocada nas traduções em português para substituir cinco outras palavras com significado completamente diferente do conceito religioso popular de inferno. Isso ocorreu devido à crença que o tradutor nutria previamente e que o influenciou a colocar a palavra inferno nas traduções que fez.

Algumas Bíblias antigas trazem inferno em I Cor 15:55 mas algumas modernas como a Almeida Atualizada trás “morte”, que é o correto. O mesmo ocorre em Apoc 20:13 onde se lia “a morte e o inferno”, encontra-se agora, “a morte e o além”, mas a palavra lá é hades (grego) e significa “sepultura”.

A doutrina do inferno é de origem grega e romana e as pessoas são induzidas a crer nela pela formação religiosa anterior que receberem além das falhas das traduções que geralmente usam e fortalecem um pensamento anti-bíblico.
As cinco palavras que foram erroneamente traduzidas por “inferno” são:

Cuidado !!!! disse...

1. GEENA (hebraico) que é uma forma simplificada da expressão ge (vale) bem (filho) e Hinom (nome da família proprietária da área), ou seja, vale dos filhos de Hinom. Essa palavra se encontra nos evangelhos como em Mateus 5:22, 29 e nada tem a ver com um inferno de fogo eterno. Era um vale onde, no passado, se fazia sacrifícios humanos e se queimavam os corpos de pessoas aos ídolos. O profeta Jeremias profetizou que ali seriam lançados os corpos dos desobedientes e que ali ficariam expostos (Jer. 7:31-34). Nos dias de Jesus o local continuava a ser depósito de animais e lixo em putrefação e os moradores sempre ateavam fogo para consumir os restos ali deixados. Esse lugar Jesus usou para simbolizar o fim trágico que aguarda os desobedientes. Apenas corpos físicos eram consumidos no GEENA por isso que havia bichos nos corpos podres, coisa que almas não têm. Nada a ver com almas num fogo eterno.

Cuidado !!!! disse...

2. HADES (grego) usada no NT juntamente com Sheol (hebraico) usada no AT significam “sepultura, lugar dos mortos, morada dos mortos”. Entre outros textos esta palavra (hades) encontra-se em Apoc. 20:13. Aqui o inferno (na verdade a sepultura) é o lugar onde estão os mortos, pois ele mesmo, o inferno=sepultura, é lançado no lago de fogo onde é destruído (Apoc. 20:14) pois a sepultura é o símbolo da morte que Jesus destruiu. Sheol, seu equivalente hebraico, também significa sepultura, sendo equivocadamente traduzida por “inferno”. Em Jó 17:16 declara-se que os mortos ficam no pó e em Isa. 14:9-11 se declara que o inferno (sheol) é um lugar onde os bichos comem os cadáveres. Também nada a ver com lugar de fogo eterno. Aliás, ainda em Apoc. 20:10 se diz que o próprio Diabo somente será lançado no lago de fogo, que se forma quando Jesus volta no Juízo Final, quando Deus derrama fogo do céu. No verso 14 diz que o próprio inferno (sepultura) também é lançado nesse final lago de fogo. Ao final explicaremos sobre o fogo ser “eterno”.

Cuidado !!!! disse...

3. TANATO (grego). Esta palavra ocorre em vários lugares, mas é traduzida em I Cor. 15:55 como inferno. Na realidade a falha de tradução foi tão clara que nem os que crêem no inferno tradicional mantiveram o erro, e corrigiram na Almeida Atualizada. Lá diz “onde está ó morte (tanato) a tua vitória onde está ó inferno (tanato=morte) o teu aguilhão?” O verso 54, anterior, diz que a morte (inferno) perde a vitória e o aguilhão porque Jesus nos dá a imortalidade. Também não tem nada a ver com um lugar de fogo onde as pessoas ficam queimando.

4. A quinta e última palavra é TÀRTAROS (lugar de trevas). Esta palavra ocorre na Bíblia apenas uma vez em II Pedro 2:4. O próprio texto declara que os anjos foram expulsos da presença de Deus, ou seja, onde está a verdadeira luz, para o exterior que são as trevas, privados da luz do céu onde moravam e sem ela neles uma vez que pecaram. Conforme diz o texto esse “inferno” também não tem fogo, somente a escuridão da ausência de Deus. Além do mais, em harmonia com Apoc, 20:9,10,14 eles estão aguardando o Juízo Final quando, somente então, serão lançados no Lago de Fogo produzido pelo fogo que desce do Céu e que os destrói juntamente com os que rejeitaram a salvação de Cristo. Esta palavra, a última, também nada tem a ver com o inferno tradicional.

Cuidado !!!! disse...

Surge então a pergunta: e o fogo eterno que diz Apoc. 20 se formará depois do milênio com o fogo e enxofre que desce do céu?

A expressão eterno é “aion” (grego) que significa uma duração relativa ao que se refere. Pode estar falando que é eterno sem fim ou que é eterno “enquanto dura” como disse certo poeta. Ou seja, precisamos examinar o contexto para saber se é eterno sem fim ou eterno até que acabe.

Em Apoc. 20:10 diz que serão atormentados pelos séculos dos séculos (“aion ton aion” em grego= para sempre, eternamente conforme algumas traduções). Mas esse “pelos séculos dos séculos é previamente explicado no verso anterior, o v. 9 que diz que o fogo que desceu “do céu os CONSUMIU”, logo, serão atormentados eternamente até que toda a substância seja consumida, e seu resultado, a destruição, será eterna, pois o fumo, ou fumaça que disso resultar estará no espaço “para sempre”, isto é, até que tudo que pode ser queimado, acabe.

Mas, além do significado gramatical de “eterno” e da explicação de Apoc. v. 9, há muitas passagens declarando que o fogo que destrói os maus nos últimos dias é um eterno até que consuma tudo e somente deixe as cinzas. Por exemplo, Judas 6,7 diz de forma clara que os anjos estão em trevas esperando o Juízo (igual diz Pedro como já vimos) em “algemas ETERNAS” (aion) . Ora, as algemas eternas serão tiradas quando chegar o Juízo e a condenação final, e a sentença for decretada., assim, a algema é eterna somente até que se cumpra o objetivo e sejam consumidos.

O verso 7 diz que o “exemplo do fogo eterno” é o da punição que caiu sobre Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas. Qual foi a punição de Sodoma e Gomorra? Estão queimando até hoje? A Bíblia diz que não, veja Gênesis 19:24-29. O apóstolo Pedro declara que Sodoma e Gomorra se tornaram em “cinzas” (II Pedro 2:6) para mostrar o exemplo do que acontecerá aos que vivem impiamente. Portanto, o fogo é eterno até consumir tudo neste planeta e Deus criar aqui um Novo céu e uma Nova Terra. Apoc. 21:1, 5 diz que Deus, então, fará novas todas as coisas.
Deus é amor, como deixaria alguém ficar por milênios, pela eternidade afora, se queimando em dores inimagináveis por pecados de uma vida passageira. Ele não prometeu isso, mas disse que o homem que pecasse, morreria. Se comesse da árvore da Ciência do Bem e do Mal morreria.
Para finalizar a Bíblia diz que TODOS os ímpios se tornarão cinzas no dia do Senhor. (Malaquias 4:1-3) o que concorda plenamente com o dizer de Apoc. 20:9; II Pedro 2:6 entre outras passagens. E o próprio Satanás será consumido, o que concorda com Apoc 20:9. Veja Ezequiel 28:14-19.

Ciro disse...

Que que isso, gente???????

Ciro disse...

Gente, os comentários do amigo "Cuidado" acima foram retirados de um site EVANGÉLICO. Cabe a vocês levarem isso a sério ou não.