segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Macaco marginal em Uberaba-MG

Não teve jeito. Depois de ter sido tema de uma audiência pública que definiu por sua permanência no Parque da Mata do Ipê, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o macaco-prego Chico vai ser despejado do local, onde vive com uma irmã há cinco anos, desde que eles nasceram.
Chico é "acusado" de vandalismo, furto de objetos e agressão contra pelo menos 30 visitantes do parque. Ele morderia o dedo das pessoas que tentariam tocá-lo, e também teria sido flagrado bebendo algumas vezes no interior da mata.
Em agosto deste ano, o primata ganhou fama nacional ao ser tema de uma audiência pública na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uberaba. Depois de muita discussão e bate-boca, ficou decido que ele e a irmã permaneceriam na Mata do Ipê e com acompanhamento do Ministério Público seria um estudo sobre a melhor forma de adaptação e convivência do casal de macacos com os visitantes do parque.
Mas segundo técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), novas "vítimas" de Chico surgiram, a maioria crianças.
O Ibama então avaliou que o local não é apropriado para o primata. Sua irmã, Chica, vai acompanhá-lo, mas os ambientalistas ainda não definiram o novo endereço da dupla. A transferência, para um zoológico ou área de criador particular, deve acontecer em até 20 dias.
A polêmica sobre o macaquinho divide a população de Uberaba. Alguns moradores o consideram agressivo, outros já culpam o ser humano e lembram que o homem destruiu o hábitat dos animais e que o primata é um mamífero brincalhão.
Acrescentam que ele morde os visitantes ao se sentir ameaçado e que a maioria das vítimas feridas tentou pegá-lo ou alimentá-lo. Uma comissão formada por ambientalistas, funcionários da prefeitura e representantes da sociedade iniciou o trabalho e adotou, como primeira medida, o fechamento do parque para que a área fosse reformada.
A interdição do Ipê, no entanto, não impediu alguns ataques, pois moradores entraram na mata por buracos na cerca. Na quinta-feira, técnicos do Ibama visitaram o local e decidiram pela remoção de Chico e Chica.

Redação Terra / Fonte: Terra Notícias www.terra.com.br

http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2027028-EI1141,00.html

5 comentários:

Carlos Filho disse...

Eu tb fui mordidopor ele...Iria pega-lo e coloca na minha casa!
Um macaco prego de estimação seria massa! hehehehehehe

Massa o esquema de noticias aqui! Vou aderir! (imitão do caralho) hahahahahahahahahahaha

Sessyllya ayllysseS disse...

Uberaba só aparece em rede nacional pra pagar mico... (Tudo bem, essa foi tosca, eu sei... Foi mal...)

Essa notícia aí é a cara do Penúltima Hora: absurda até os limites do impossível!


E, quando vc ler este comentário, já será o grande dia, então, parabéns!!! Muitas felicidades e muitos anos de vida, amigo!!! Tudibãoprocê!!!

Bjos!!!

Pietro disse...

Putz...

Povinho tosco esse que manda em Uberaba hein

uhsahusuhsauhsauh

xD

Bruno Carvalho disse...

É, esse macaco deu o que falar! Ahahaahahhh!

Felipe Carvalho disse...

Macacos me mordam!!! :D